DIÁRIO REGIONAL – São Bernardo tem primeiro espaço do ABC dedicado ao tratamento com cannabis medicinal

O professor de medicina Ronaldo José de Oliveira Correia (CRM 119.542) abriu em São Bernardo o primeiro espaço do ABC dedicado ao tratamento com cannabis medicinal

Correia começou a se dedicar ao estudo de tratamentos com cannabis após o diagnóstico de seu filho, que está dentro do espectro autista e decidiu abrir um espaço para atender seus pacientes de forma presencial após a pandemia.

Os atendimentos do espaço Verde Vida iniciaram durante a pandemia, com a abertura do espaço físico no edifício Twin Towers, no centro de São Bernardo. Dessa forma, a clínica abre suas portas com mais de mil pacientes atendidos de diversos estados do Brasil e até do exterior, como da Argentina e de Portugal.

Segundo o especialista, a maioria dos pacientes é formada por pessoas que não conseguiram uma boa resposta utilizando as medicações tradicionais, com condições de saúde das mais diversas: fibromialgia, transtorno de ansiedade, dor crônica, autismo, doença de Alzheimer, entre outras.

“A procura é muito grande e aumenta cada dia mais, conforme o assunto vai se tornando mais popular”, destaca.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite a importação de medicações derivadas de cannabis desde 2014, com a fabricação e comercialização por laboratórios nacionais autorizada desde 2019. Porém, dos mais de 500 mil médicos brasileiros, menos de 4 mil já prescrevem esse tipo de medicação.

REFERÊNCIA

Segundo Correia, uma das primeiras pesquisas que mostrou a importância da cannabis para a medicina é brasileira foi divulgada há 40 anos. “Poderíamos ser refe­rência mundial no assunto. No Brasil existe uma infinidade de pessoas com problemas de saúde, que simplesmente não respondem bem aos tratamentos convencionais. Essas pessoas merecem o acesso a uma medicação que possa aliviar seu sofrimento”, ressalta.

Para o especialista, exis­tem apenas duas explicações para as pessoas que afirmam que não há evidência científica das propriedades medicinais da cannabis: falta de estudo ou desconhecimento do que é evidência científica.

“Todos os países desenvolvidos já estão estudando e explorando o potencial médico, industrial e econômico desta planta. Desde 2003 o governo dos Estados Unidos registrou patente de derivados de cannabis para uso médico (US 6.630.507). Isso só mostra o quanto estamos atrasados nessa discussão”, pontua.

Diversos estudos científicos mostram que as medicações derivadas da cannabis não causam dependência, são seguras e que as ocorrências de efeitos adversos sérios são muito raras (ocorrem em menos de 0,1% dos pacientes). “É mais segura do que grande parte das medicações controladas vendidas nas farmácias hoje. Não exis­te esse papo de que o Canabidiol (CBD) é a única substância com propriedades médicas na cannabis. Isso é uma mentira descarada e de fácil comprovação. Essa afirmação vai contra todo e qualquer estudo já produzido sobre o assunto até hoje”, afirmou.

Serviço – Espaço Verde Vida, Rua Rio Branco, 427 – 10 andar, Centro – São Bernardo.

https://www.diarioregional.com.br/sao-bernardo-tem-primeiro-espaco-do-abc-dedicado-ao-tratamento-com-cannabis-medicinal/
Tagged: , , , , ,