Existe comprovação científica?

Sim. Em medicina trabalhamos com os chamados “níveis de evidência”. Resumindo, “níveis de evidência” significa quanto podemos ter certeza de que um tratamento funciona de verdade. O que vai determinar isso é a quantidade de trabalhos científicos realizados, quantas pessoas participaram, e os cuidados tomados para que nada confundisse o resultado.

Tratamentos a base de Cannabis possuem diferentes “níveis de evidência” (das mais altas as mais baixas) dependendo dos critérios utilizados e da doença sendo tratada. É obrigação do médico informar ao paciente qual o nível de evidência do tratamento prescrito.

Mesmo em doenças com um baixo nível de evidência (Exemplo: uso de CBD para tremor essencial), se o tratamento habitual não estiver tendo resultado satisfatório, o paciente possui o direito legal (e o médico a prerrogativa ética) de poder optar por esse tratamento. Isso desde que o paciente tenha sido informado e esteja ciente desse fato. Esse procedimento é chamado “tratamento compassivo”, e está previsto tanto no código de ética médica como pelo ministério da saúde (RDC 38/2013).

Tagged: , , , ,